O período da gravidez representa um momento de introspecção e profundas reflexões, sendo uma fase oportuna para o acompanhamento da psicoterapia. Diversos conteúdos emocionais surgem, seja sobre a transição de ser filha e tornar-se mãe, seja sobre a própria infância, o cuidado e criação que lhe foi proporcionado. Dizemos que é um período de “prato cheio” para a psicoterapia, pois há uma abertura maior para o autoconhecimento.
O pré-natal psicológico surge como um acompanhamento durante toda a gestação, seguido do parto e do puerpério. Trata-se de um cuidado emocional para a mãe e para a relação mãe-bebê, além de ampliar a compreensão da dinâmica familiar existente. Ao trabalhar os sentimentos envolvidos nesse período, favorecemos uma forma de prevenção da depressão pós-parto.
Fatores de risco e intercorrências obstétricas durante a gestação e o parto são eventos inesperados que podem acarretar em complicações. O apoio psicológico se mostra de grande importância nesses casos na lida com as angústias inerentes a esse contexto. É imprescindível que o psicólogo em atendimento com uma mulher no ciclo gravídico puerperal tenha conhecimento dos aspectos biológicos, psicológicos, históricos e sociais que atravessam esse período.
Durante a graduação na faculdade de psicologia pela PUCSP, realizei a formação em psicologia perinatal pelo Instituto Gerar, com ênfase no conhecimento teórico e desenvolvimento de habilidades práticas na atuação junto a gestantes, parturientes, puérperas, mãe/bebês.
Após a graduação, passei na Residência Multiprofissional em Saúde da Mulher, onde pude estudar e atuar na obstetrícia e ginecologia do Hospital São Paulo. A residência era formada por 60 horas semanais entre teoria e prática, contemplando tanto atendimentos hospitalares de rotina e emergenciais, quanto atendimentos ambulatoriais de alto risco, como os ambulatórios de abortamento de repetição, gemelares, prematuridade, malformação fetal.
Há dez anos realizo psicoterapia no consultório particular presencial e remoto com tentantes, gestantes de baixo e alto risco, puérperas, mães e mães em situação de luto. Além dos atendimentos psicológicos, ofereço supervisão aos psicólogos que desejam se aprofundar no estudo da perinatalidade.
Clique aqui e entre em contato para agendar sua sessão.
Envie um email para contato@carolinazacari.com.br
Diversos artigos sobre relacionamentos, saúde mental e dicas para uma vida mais equilibrada.
2024 © Copyright – Todos os direitos reservados à Ana Carolina Zacari